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Área Coberta 1.300 M2
Comentário do arquiteto
Após desenvolvermos o projeto urbanistico, arquitetura e restauração para o novo Mercado Ver-o-Peso, na cidade de Belém do Pará (PA), estruturamos um programa social chamado “Preservação e Qualificação de Feiras e Mercados Populares”. Este programa tem por objetivo, resignificar esta importante atividade, criando condições físicas e logisticas para sua afirmação e potencialização cultural e comercial.
O terreno destinado para abrigar o mercado era o mesmo onde antes se localizavam os ambulantes: uma calçada com largura variável de 6 à 20 metros e comprimento de l50 metros, por onde transitam cerca de 50 mil pessoas dia, alem de ponto de ônibus e vans de um lado a uma substação de energia e igreja evangélica de outro.
A solução adotada deveria organizar “ sob um mesmo teto”, todas estas atividades e elementos, permitindo fluidez, permeabilidade visual e, principalmente, leveza. .Entender o novo mercado como uma rua comercial coberta. Desta forma, deveríamos trabalhar com uma superfície única que encobrisse toda sua extensão, criando uma forma plasticamente forte e de fácil leitura e apreensão pelos usuários e transeuntes. Seu desenho deveria, primeiramente, resolver as águas da chuva, visto que não poderíamos escoar diretamente para rua nem tão pouco para os terrenos particulares,,isto e, o próprio mercado deveria absorver esta água. Segundo, o material a ser utilizado não poderia tomar espaço interno quente nem tampouco escurece-lo durante o dia. Assim não tivemos duvidas ao escolhermos a lona tensionada como melhor material para esse programa de usos. Sua plasticidade e características técnicas resolveram as principais questões impostas pela complexa realidade.
Para esta tenso-estrutura sem precedentes no Brasil, utilizamos uma super-estrutura em estrutura metálica galvanizada à fogo e estacas raiz para as fundações, articuladas com toda a sorte de infra estrutura urbana que passam no subsolo do terreno(cabos de alta tensão, telefonia, televisão a cabo, esgoto, águas pluviais, abastecimento de água). A captação das águas pluviais se dá através de impluvios centrais no interior dos postes principais da lona (mastros) e segue pela rede de drenagem no subsolo.
Um volume construído em alvenaria centraliza os sanitários, administração e casa de máquinas( climatização artificial através de aspersores). Os l66 vendedores estão distribuídos em mobiliários de estrutura metálica(boxes) vendendo desde roupas, eletrônicos a bebidas e sucos.
Atualmente o Mercado Popular da Rocinha funciona 24 horas e tornou-se uma referência urbana do local.
Arquiteto Rodrigo Azevedo
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