login 

  senha 
 

 


Algumas fotos de obras que destacam a Tensobras no mercado de estruturas tensionadas
 
 
 


Insira seu e-mail para receber nossos informativos
 
Mercado Popular da Rocinha
 
     
 

  Assista ao vídeo do projeto 

 
Clique para aumentar a imagem
Clique para aumentar a imagem

Área Coberta 1.300 M2

Comentário do arquiteto

Após desenvolvermos o projeto urbanistico, arquitetura e restauração para o novo Mercado Ver-o-Peso, na cidade de Belém do Pará (PA), estruturamos um programa social chamado “Preservação e Qualificação de Feiras e Mercados Populares”. Este programa tem por objetivo, resignificar esta importante atividade, criando condições físicas e logisticas para sua afirmação e potencialização cultural e comercial.

O terreno destinado para abrigar o mercado era o mesmo onde antes se localizavam os ambulantes: uma calçada com largura variável de 6 à 20 metros e comprimento de l50 metros, por onde transitam cerca de 50 mil pessoas dia, alem de ponto de ônibus e vans de um lado a uma substação de energia e igreja evangélica de outro.

A solução adotada deveria organizar “ sob um mesmo teto”, todas estas atividades e elementos, permitindo fluidez, permeabilidade visual e, principalmente, leveza. .Entender o novo mercado como uma rua comercial coberta. Desta forma, deveríamos trabalhar com uma superfície única que encobrisse toda sua extensão, criando uma forma plasticamente forte e de fácil leitura e apreensão pelos usuários e transeuntes. Seu desenho deveria, primeiramente, resolver as águas da chuva, visto que não poderíamos escoar diretamente para rua nem tão pouco para os terrenos particulares,,isto e, o próprio mercado deveria absorver esta água. Segundo, o material a ser utilizado não poderia tomar espaço interno quente nem tampouco escurece-lo durante o dia. Assim não tivemos duvidas ao escolhermos a lona tensionada como melhor material para esse programa de usos. Sua plasticidade e características técnicas resolveram as principais questões impostas pela complexa realidade.

Para esta tenso-estrutura sem precedentes no Brasil, utilizamos uma super-estrutura em estrutura metálica galvanizada à fogo e estacas raiz para as fundações, articuladas com toda a sorte de infra estrutura urbana que passam no subsolo do terreno(cabos de alta tensão, telefonia, televisão a cabo, esgoto, águas pluviais, abastecimento de água). A captação das águas pluviais se dá através de impluvios centrais no interior dos postes principais da lona (mastros) e segue pela rede de drenagem no subsolo.

Um volume construído em alvenaria centraliza os sanitários, administração e casa de máquinas( climatização artificial através de aspersores). Os l66 vendedores estão distribuídos em mobiliários de estrutura metálica(boxes) vendendo desde roupas, eletrônicos a bebidas e sucos.

Atualmente o Mercado Popular da Rocinha funciona 24 horas e tornou-se uma referência urbana do local.

Arquiteto Rodrigo Azevedo

 
          
Todos os direitos reservados ® 2005 - web por: ThinkAbout
 

 
São Paulo - Brasil
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2355 conj. 1604
04152-000 - Jardim Paulistano
Tel/Fax.: 55 + [11] 2894-6268
[11] 99295-1007 ID: 54*43465
When the square watch was particularly welcomed by replica rolex women in the 1920s, men began to rolex replica abandon the round pocket watch and change the watch during this period. In order to break the tradition, while retaining the practical elements, the watch factory began to use a square case, because it is easier to install leather strap. This design won the favor of rolex replica watches the trendsetters at the time, and this innovative shape quickly became a fashion indicator of replica watches uk the era.